sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Preparando um Campeão!!


" Prepara-se o cavalo para o dia da batalha,
porém do SENHOR vem a vitória." Provérbios 21:31

Todos nós queremos vencer. Nossas vidas são concebidas numa espécie de corrida onde apenas um entre milhões de espermatozóides atinge o óvulo. Nascemos na perspectiva de romper a vida comprimida por 9 meses. Ainda não conheci alguém que pelo menos não desejasse vencer algo, ainda que fosse a si mesmo. Vivemos em uma sociedade que nos impurra diariamente para esta filosofia de vitória como essência para a realização do ser humano. Mas a pergunta que gostaria de propor para nossa reflexão, neste início de caminhada em 2009 é:

Vencer o quê? Porquê? Como? e Para quê?


Pra falar a verdade, me cansei de observar as pessoas cantando, declarando vitória, e voltarem para suas realidades, sem se experimentarem os resultados da vitória.
Para sermos um campeão, em primeiro lugar precisamos definir qual será a nossa batalha.
  • Esta é a resposta a pergunta "Vencer o quê?".
Como o atleta precisa definir sua área de especialidade, também nós precisamos definir se queremos obter uma vitória nas finanças, no casamento, no relacionamento com os filhos, na profissão, nos estudos, na devoção a Deus...objetivar nosso esforço é primordial. Olhe a Bíblia e observe Noé gastando anos para construir a Arca, Moisés liderando por 40 anos a nação de Israel para conduzí-la a terra prometida. DEFINA A ÁREA EM QUE DESEJA VENCER.
Uma vez que já se tenha definida a batalha a ser travada, precisamos alcançar a motivação correta, que nos impulsionará em direção ao alvo proposto.
  • Esta é a resposta a pergunta "Porquê?".

Noé se esforçou por construir a arca para obedecer uma ordem divina, e para prover a salvação pela promessa de destruição de toda a terra da parte de Deus. Quando não temos a motivação correta, nossos esforços se tornam comprometidos, e consequentemente podemos desistir, cansados ou simplesmente desesperançados. Pessoas estão casando hoje por motivos egoístas, e por isto o número de divórcios cresce assustadoramente. Os jovens nunca estiveram tão confusos quanto a profissão a ser escolhida, porque as vezes o foco está certo, mas a motivação está errada. Não basta definir a batalha, você precisa também definir com que motivação irá lutar nela. DEFINA A MOTIVAÇÃO VERDADEIRA PARA VENCER.

Se já determinamos o foco de nossa atenção para a vitória, e se também identificamos a motivação que nos guiará nesta batalha, então chegou a hora de decidirmos COMO lutaremos. Iremos em nossa própria força, confiaremos em nossas habilidades, ou escolheremos depender de Deus neste processo de vitória. Embora seja a terceira pergunta a ser respondida, não é a menos importante. De que nos valerá ter definido a área que desejamos superar, ou com que motivação iremos lutar, se não definirmos como faremos isso. Tem a ver com a estratégia, com os métodos que utilizaremos...Salomão no provérbio citado acima, nos dá uma excelente dica: a vitória vem do Senhor. Davi enfrentou Golias, desprezando a armadura de Saul, por não conseguir andar com ela. Havia uma possibilidade de vir a confiar em si mesmo, por isso ele declara: "Eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos." Em Efésios 6, o apóstolo Paulo nos exorta a sermos fortalecidos na força do Senhor, para vencermos a batalha espiritual, assumindo a armadura proposta por Deus. Por trás de um grande atleta bem sucedido, está um grande técnico. DEFINA COMO VOCÊ LUTARÁ AS SUAS BATALHAS.

Não se esqueça que Deus sempre toma para si, as nossas batalhas. Boa luta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário